Programa Guardiões da Cidade é discutido pela Comissão de Segurança

Os vários problemas que envolvem segurança pública no município foram abordados durante reunião nesta tarde
Programa Guardiões da Cidade é discutido pela Comissão de Segurança

Durante a reunião da Comissão Permanente de Segurança Pública, realizada nesta segunda-feira, 23 de agosto, os vereadores Mauricio Gasparini (PSDB), presidente da comissão e André Rodini (NOVO), membro, receberam representantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, dos Conselhos de Segurança, Sindicato Comércio Varejista de Ribeirão Preto - Sincovarp e Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto - ACI-RP, além da vereadora Coletivo Popular Judeti Zilli (PT).

Os problemas de segurança que afetam todas as regiões foram apresentados tanto pelos representantes da Polícia Militar quanto dos Consegs. Entre eles foram apresentados o furto de tampas de bueiro, fios e todo tipo de metal, os roubos e furtos, e os riscos dos animais de grande porte soltos pelas vias de alguns bairros.

O programa “Olhos de Águia”, que foi desativado, está incorporando ao programa “Guardiões da Cidade”. E na última semana, segundo comunicado da Prefeitura Municipal encaminhado ao presidente da comissão, iniciaram as instalações de câmeras que irão compor o programa. Ao todo serão 62 câmeras interligadas as quarenta do Olhos de Águia, totalizando 102 câmeras monitoradas pela Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. Além do quadrilátero Central, receberão o monitoramento eletrônico as avenidas: Treze de Maio, Presidente Vargas, Presidente Kennedy, Maurilio Biagi, Luzitana, Via Norte, Leão XIII, Saudade, e as ruas Vitória, Pernambuco, Salvador, entre outras.

As principais vias de acesso da cidade e pontos estratégicos de fluxo já começaram a receber câmeras do sistema Detecta.

Os capitães da PM presentes explicaram que são dois programas diferentes, e ambos precisam de software distintos, e solicitou interferência da comissão para que a Prefeitura Municipal agilize a aquisição dos mesmos. Já que para colocar em prática o monitoramento é necessário além do software, o treinamento dos policiais e guardas municipais.

O coordenador jurídico da ACI fez um apelo para que as câmeras entre em funcionamento o mais breve, e ainda relatou que a prefeitura cometeu um erro ao desligar as câmeras do Olhos de Aguia três anos antes de implantar o novo sistema.  A precariedade do prédio que abriga o 1º Distrito Policial de Ribeirão Preto, situado na rua Duque de Caxias. Por ser um imóvel municipal, a Polícia Civil não pode realizar grandes benfeitorias. Desta forma o atendimento não é o adequado, gerando reclamações da população que o utiliza e diversas vezes o constrangimento.

A situação da avenida Adelmo Perdizza, com inúmeros casos de furtos e roubos, o que Gasparini informou que protocolou uma indicação encaminhada ao prefeito, para a instalação de câmeras naquela via.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)